O Conceito CRM
A Gestão de Relacionamento com o Cliente e CRM (Inglês CRM para Customer Relationship Management) tem como objetivo fornecer soluções tecnológicas para fortalecer a comunicação entre a empresa e seus clientes para melhorar as relações com os clientes através da automação de vários componentes do relacionamento com o cliente:
- O pré-venda: está relacionada ao marketing e que executa o estudo do mercado, ou seja, as necessidades dos clientes e identificando clientes potenciais. A análise das informações coletadas sobre os clientes permite à empresa a rever a sua seleção de produtos para atender às expectativas. A automação de marketing empresarial (EMA) é a automação de campanhas de marketing.
- Vendas: automação de forças de vendas (Sales Force Automation , em Inglês, abreviado como SFA) é para dar às empresas uma ferramentas para auxiliar o processo de venda, ajudando a identificar potencias clientes, oportunidades de vendas (gestão de contatos, reuniões vendas, os lançamentos, elaboração de propostas, etc.)
- Customer Service Management: Os clientes gostam de ser conhecidos e reconhecidos pela empresa e não quero ter que recontar a história de sua relação com a empresa cada vez que eles são contatados.
- Pos-Venda: Este estágio oferece suporte ao cliente, nomeadamente através da implementação de call centers (também conhecido como atendimento ao cliente, linhas ou o termo Inglês, call centers) e entrega on-line Informações de suporte.
O objetivo do CRM é melhorar a proximidade com os clientes para atender suas necessidades e convertê-los em clientes fiéis.
Portanto, um projeto de CRM deve fornecer a cada setor da empresa, o acesso a informações sobre o cliente, permitindo-o conhecer melhor e oferecer e serviços que atendam suas expectativas da melhor maneira possível.
Vale a pena assistir o video abaixo, creditos no final a empresa que o desenvolveu:
Gostei da iniciativa. Esse tipo de informação é importante para que o relacionamento entre empresa e cliente seja mais respeitador, possibilitando maior confiança entre ambos.